c

ENSINAMENTOS BUDISTAS


Guilherme Köhn

          Na Índia de hoje, no sul da Ásia, as religiões praticadas são o hinduísmo, o budismo, o cristianismo e outras mais. Sua cultura é milenar, e há muito tempo, era costume um homem possuir quatro esposas.  Conta a história, que certa vez, o Buda fez um sermão onde ele falava sobre as "quatro esposas", mas num sentido totalmente espiritualista.  No sermão proferido por Buda, ele contava a seguinte estória:


          ... Um homem (indiano), estava muito doente, e sabia que estava para morrer.  Ele tinha quatro esposas.  Sendo assim, ele resolveu perguntar a cada uma de suas esposas, se elas o acompanhariam ao "outro mundo", no momento da sua morte.

          Então ele chamou a primeira esposa e lhe perguntou: - "Minha amada esposa, por toda a minha vida eu amei você.  Mas agora que eu estou para morrer, você me acompanharia nesta viagem para o além?"  A primeira esposa lhe respondeu: - "Eu sei que você sempre me amou, mas agora que vai morrer, este é o momento da nossa separação.  Adeus".

         O homem chamou então a segunda esposa e lhe fez a mesma pergunta: - "Você iria comigo, para o "outro mundo", no momento da minha morte?"   Mas a segunda esposa também se recusou: - "Se a sua primeira esposa não aceitou acompanha-lo, por que eu deveria ir com você?  Seu egoísta!"

          Diante dessa negativa, o homem chama a terceira esposa e também repete a pergunta, mas ela responde: - "Tenho pena da sua partida deste mundo, mas eu lhe acompanharei até o momento do seu enterro".  Portanto, esta terceira esposa também se recusou a seguir com o esposo em sua morte.

          Por último, o homem se lembra da quarta esposa, para a qual nunca teve muito afeto.  Ao contrário, tratava-a como escrava.  O homem moribundo, pensava que ela também diria não a ele, e que fosse para o "outro mundo" sozinho.  Mas, qual não foi a sua surpresa, quando ela sim, aceitou o seu pedido: - "Meu querido esposo (disse ela), eu irei com você!  Não tem sentido eu me separar de você".

Observação:
          Essa estória do Buda, é uma parábola, tal como fazia Jesus, ensinando através de parábolas, ou seja, estórias fictícias fundamentadas numa sabedoria que fazia com que as pessoas entendessem o significado prático.  Depois de contar essa estória, o Buda esclarecia o seu significado, tal como segue:

          ... Todo homem ou toda mulher, possui quatro esposas ou quatro maridos, que assim se apresentam e representam:

PRIMEIRA ESPOSA:
          A primeira esposa (ou marido) consiste em nosso corpo.  Nós amamos nosso corpo, dia após dia, noite após noite... Cuidamos dele e o vestimos com as melhores roupas.  Mas, na hora da nossa morte, o nosso corpo (primeira esposa), não pode nos acompanhar em nossa partida deste mundo.  O corpo é cremado, e tudo o que resta são cinzas.

SEGUNDA ESPOSA:
          A segunda esposa, são as coisas materiais:  nosso dinheiro, nossa fortuna, tudo aquilo que lutamos para conquistar.  Ao final da nossa vida, tais posses não podem vir junto conosco.  Viemos a este mundo de mãos vazias, e partiremos de mãos vazias.  Tudo que nosso ego conquistou, aqui ficará.  Tal como disse a sua segunda esposa: - "Seu egoísta!"

TERCEIRA ESPOSA:
          Todos nós, temos uma terceira esposa, ou marido...  Este significado consiste em nossos relacionamentos com nossos pais, irmãos, parentes e amigos em geral.  Eles nos acompanharão até o momento do nosso sepultamento.  Ficam entristecidos, mas nada mais podem fazer. 

QUARTA ESPOSA:
          Aquela que nos acompanha até a morte.  O que representa?  A quarta esposa, é a nossa mente, carregada  de nossos sentimentos de amor, ou ira, avidez, descontentamentos.  Tudo aquilo que pesa em nossos sentimentos, constituem o nosso CARMA, decorrente da lei de causa e efeito.  Nós nunca nos separamos do nosso carma.  Tal como a quarta esposa disse: - "Eu o seguirei onde quer que vá".

"Quando morremos, nada pode ser levado conosco, com a exceção das sementes lançada por nosso trabalho e do nosso conhecimento".  (Dalai Lama)
Guilherme Köhn


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN