c

FELIZ DIA DOS PAIS


DIA DOS PAIS

               O Dia dos Pais, é comemorado no segundo domingo de Agosto, assim como o Dia das Mães celebra-se no segundo domingo de maio.  Mas, é muito comum a gente ouvir, por parte de muitas pessoas, que o "dia dos pais tem que ser todo dia".  Essa expressão popular, evidencia uma crítica indelicada de que o objetivo dessa comemoração festiva seria unicamente o comércio.  Reservadamente concordo. 


               Essa data comemorativa, "dia dos pais", dispensa explicações corriqueiras, então, me ocupo desse tema sob um ponto de vista diferente, voltado para a nossa espiritualidade.  Na Bíblia, em Êxodo, 20: 1 - 22, em um daqueles 10 mandamentos entregues a Moisés, está escrito: "Honrarás o teu pai e tua mãe, para teres prolongada a vida sobre a terra que o Senhor teu Deus há de te dar." Entendemos, que não está escrito que existe data ou hora para essa prática sagrada (devoção e respeito aos pais). 

               Podemos também interpretar esse texto bíblico de uma outra forma, igualmente espiritual;  observem:  Deus é nosso Criador (portanto nosso pai e mãe, simultaneamente.) Nossos pais humanos na realidade são nossos pais de criação, como representantes  de Deus, e nesse caso, com uma responsabilidade mais acentuada ainda, e com justiça, cuidando dos filhos com uma devoção divina concedida por Deus (Pai). 

               Jesus, na sua história bíblica, era filho de José e Maria, mas ele mesmo, como está escrito em Mateus 12: 46-50, disse o seguinte: "Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."  Depois, na oração do "Pai Nosso" que todos conhecem, e que foi ensinada por Jesus no momento em que ensinava seus discípulos no conhecido Sermão da Montanha, reparem na afirmação de Jesus, bem simples e definida:  "Pai Nosso" logo no inicio da oração.  Jesus estabelece de uma vez por todas, que o relacionamento entre Deus e o homem é o de pai e filho. 

               Isso comprova que realmente somos filhos de Deus, e que possuímos uma centelha divina que nos diferencia dos animais e nos permite conectarmos com Deus (nosso Pai) em nossas orações.  No entanto, atualmente acho que ninguém reflete sob este ponto de vista, a não ser que se aproximem das Sagradas Escrituras com um entendimento dos códigos e palavras-chave da Bíblia.  De qualquer forma, os filhos se voltam com respeito e reconhecimento respeitoso aos seus pais humanos. 

               Se o nosso pai humano está vivo, devemos caminhar com orgulho ao seu lado.  Ele é o nosso herói, junto com ele não temos medo de nada.  Mas, se por uma fatalidade ele já não está presente, não devemos ficar tristes.  Nosso elo para com ele é através do coração.  Façamos uma oração.  Quando nos conectamos com Deus, Ele transmitirá nossos sentimentos ao nosso pai querido. 

               Uma oração para os pais que já se foram:  Meu pai de todos os dias, imagem e semelhança Daquele lá no céu.  Você foi um ser especial, um companheiro fiel.  Tudo que sei e tudo que sou, aprendi contigo.  Ensinaste-me dando exemplos.  Assim cresci, fazendo e aprendendo, sempre vendo em você um modelo, um amigo.  De você, trago no sangue e no nome, verdadeiros símbolos de amor e de carinho, que se integraram à minha vida, e fazem parte do meu ser.  Peço ao bom Deus que também é pai, que o acompanhe e abençoe em todos os momentos de sua vida lhe concedendo luz, paz e alegrias.  Deus Pai, obrigado pela VIDA. 

               Aproveitando o ensejo, vou contar rapidamente o caso de um rapaz que fez uma música homenageando seu pai.  Trata-se de David Gates, americano de Oklahoma, vocalista e tecladista do "Conjunto Bread".  David Gates compôs uma música, "Everything I Own"  (Tudo que possuo), música essa lançada pelo conjunto Bread em 1972, para o seu pai falecido poucos anos antes, mas ao mesmo tempo quis deixar a letra parecer romântica.  A letra dessa música serve para nossa reflexão. Vejam o vídeo no final. 
DIA DOS PAIS
David Gates
EVERYTHING I OWN (Eu daria tudo o que tenho)

You sheltered me from harm
Você me protegeu das coisas ruins
Kept me warm, kept me warm
E me manteve aquecido, me manteve aquecido
You gave my life to me
Você deu a vida pra mim
Set me free, set me free
E me libertou, me libertou
The finest year I ever knew
Os melhores anos que eu já tive...
Were all the years I had with you
Foram aqueles que passei com você

I would give anything I own
Eu daria tudo o que tenho
Give up my life, my heart, my home
Eu daria a minha vida, meu coração, minha casa
I would give everything I own
Eu daria tudo o que tenho
Just to have you back again
Só para ter você de volta outra vez

You taught me how to love
Você me ensinou a amar
What it's of, what it's of
Do seu jeito, do seu jeito
You never said too much
Não era de falar muito
But still you showed the way
Mesmo assim me mostrou o caminho
And I knew from watching you
E eu aprendi de observar você
Nobody else could ever know
Ninguém mais poderia conhecer
The part of me that can't let go
A parte de mim que não consegue desistir

I would give anything I own
Eu daria tudo o que tenho
Give up my life, my heart, my home
Daria minha vida, meu coração, e a minha casa
I whould give everything I own
Eu daria tudo o que tenho
Just to have you back again
Só para te-lo de volta outra vez.

Is there someone you know
Existe alguém que você conheça...
You're loving them so
E que você ame tanto
But taking all for granted?
E acredita que estará sempre presente?
You may lose them one day
Você pode perdê-lo um dia
Someone takes them away
Alguém vai leva-lo embora...
And they don't hear the words you long to say
E ele jamais ouvirá o que você tem a dizer!

I would give anything I own
Eu daria tudo o que tenho...
Give up my life, my heart, my home
Daria minha vida, meu coração e a minha casa
I would give everything I own
Eu daria tudo o que tenho...
Just to have you back again
Só para tê-lo de volta outra vez
Just to touch you once again
Só para tocá-lo mais uma vez







Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN