c

SOLIDÃO

Há momentos na vida, em que tudo parece estar contra nós. Parece que não temos mais ninguém ao nosso lado, parece que o mundo não existe... Bem, isto é só um pensamento, palavras ao léo, uma suposição. Eu apenas tento adivinhar o que se passa na mente de certas pessoas descrentes da vida, cujas palavras negativas certa feita eu ouvi, mas não compreendo o sentido, o porquê desse tipo de solidão sombria.
Quanto a mim, gosto de ter momentos de solidão, mas nada de negativismo. Preciso ter momentos de isolamento. É estando sozinho, que eu tenho liberdade para escrever e me sinto eu, nesse mundo de meu Deus. Eu imagino, eu crio, invento e me sinto gente. "Educação para a vida deveria incluir aulas de solidão". (Mauro Santayama).
O que eu sinto, é muito diferente daquela gente que está muito solitária, retraída. Gente sozinha, gente sem gente. Não imagino o que pode passar na mente de uma pessoa assim. Falo isso, porque mais de uma pessoa na minha própria família viviam assim. É verídico esse fato, não se trata de imaginação minha. Penso que deve existir muitas pessoas com essa mesma insociabilidade.
Ouso pensar que solidão assim, como acabo de citar, deve ser de uma pessoa que não ama e não é amada. Mas, não posso julgar. "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós". (Mateus 7: 1,2). Existem casos e casos, e cada um tem seu peso, sua estória.
Ipso facto, vou contar uma breve história de uma velhinha que muito amou e que no final da sua vida, sentia-se só e saudosa talvez, da sua mocidade, da sua terra natal e dos seus filhos maisqueridos. Ela era religiosa, e amava seus filhos, num total de 6 (seis). Mas, os filhos homens, já não estavam mais presentes na sua velhice. Apesar de ser cuidada por duas filhas, sentia-se abandonada. Amiúde ela chorava, mas não revelava o motivo do seu choro, ou da sua solidão. Deus ouviu seu lamento, e a levou para junto dos seus familiares que haviam partido antes dela. Bem, essa é a história muito resumida de alguém que muito amou e que também foi amada, apesar das circunstâncias que não cabe neste momento, relatar.
Vamos mudar a nuance desta solidão triste. Vamos falar de uma solidão alegre e construtiva. Quem ama de verdade, não teme estar só por alguns momentos, ainda que sejam longos momentos. Uma solidão assim, tão linda, ajuda a encontrar o sentido da vida, o equilíbrio pessoal, e até buscar uma ligação com Deus. Aliás, Deus se nos revela somente na tranquilidade do silêncio da nossa voluntaria solidão. Experimente...
Volto a repetir, adoro o silêncio, que me ajuda a pensar, sentir, e estar comigo mesmo. Lendo a Bíblia, principalmente o Novo Testamento, iremos observar que Jesus, ao longo da sua vida pública, em vários momentos, buscava um retiro para suas orações. Se Jesus necessitava de momentos para ficar sozinho a fim de poder meditar calmamente, quanto mais precisamos nós?
A Bíblia diz em Lucas 4:42: "Na madrugada Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, depois o encontraram, tentavam impedir que ele as deixasse". Solidão tem pois, vários sentidos ou significados: isolamento, silêncio, retiro, afastamento, deserto, etc., e para finalizar, uma oportuna e simpática frase de autoria de Henri Lacardaire: "É a solidão que inspira os poetas, cria os artistas e anima o gênio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN