c

FERNANDO


Köhn

          Você pode ouvir os tambores, Fernando?  Eu me lembro de uma noite estrelada como esta.  Eu podia ouvir os tambores distantes, e sons de clarins que vinhem de longe.  Nós eramos jovens e cheios de vida.  Havia algo no ar naquela noite; as estrelas brilhavam, Fernando.  Elas brilhavam por mim e por você.  Pela liberdade, Fernando.  Se eu tivesse que fazer tudo de novo, eu faria, meu amigo Fernando. 


         Bem, esta introdução, nada mais é do que a letra (traduzida) de uma música do conjunto ABBA, com esse título: FERNANDO.  Não obstante tratar-se de apenas uma letra, na verdade apenas uma estrofe, suas palavras são mágicas.  Que tambores são esses, que a canção pergunta se você pode ouvir?  São nossas lembranças, muitas lembranças, boas ou más.  Fala da nossa juventude, observe:

          Mas havia algo naquela noite da nossa juventude: as estrelas brilhavam.  Sim, éramos felizes também.  Você lembra?  As estrelas brilhavam por mim e por você, diz a letra.  Pela liberdade, Fernando.  Claro que sim, veja sua foto, pois aí você está feliz.  Uma liberdade infantil.

          A letra dessa música é sábia, e fala muito mais.  Diz por exemplo, que agora que estamos velhos e grisalhos e que eu não vejo um rifle em suas mãos.  Isso significa, que você é uma pessoa do bem, que venceu na vida.  Você ainda pode ouvir os tambores, Fernando?  O que mais eles dizem?

           Você ainda se recorda da terrível noite em que cruzamos o Rio Grande (das nossas dificuldades?)  Eu posso ver em seus olhos como você sentia orgulho em lutar pela liberdade nesta terra:  sua terra, e dos seus antepassados.  Havia algo no ar naquela noite, as estrelas brilhavam, Fernando.  Acho que você não viu as estrelas, mas elas estavam lá, naquela noite, no firmamento, piscando para nós dois.

          O seu nome, Fernando, tem origem germânica, e significa "ousado", "corajoso".  Preste atenção em mais uma estrofe dessa belíssima e inspiradora canção:

          Havia algo no ar naquela noite
          as estrelas brilhavam, Fernando
          Elas brilhavam por mim e por você,
          pela liberdade, Fernando.
          Embora eu nunca tenha pensado na derrota,
          não sinto remorso
          Se eu tivesse que fazer tudo de novo,
          eu faria, meu amigo Fernando.

          Você ainda pode ouvir os tambores, Fernando?  Os tambores, Fernando, nada mais eram, que a voz de Deus que falava não com palavras, mas com mensagens enigmáticas, audíveis, perceptíveis, sobre coisas que se realizaram sim, para mim e para você.  Se eu tivesse que fazer tudo de novo, eu faria, meu amigo, Fernando. 
Guilherme Köhn

 Mas agora, ouça a música:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN