c

CANSAÇO

Acho que todos ainda se lembram deste fato, mas vamos relembrar. Aconteceu no dia 15 de fevereiro de 2022, um imenso temporal em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Foi uma tragédia, mais de 150 pessoas morreram e muitos perderam suas casas. Esse fato repercutiu no só no Brasil como também no exterior5. Bem, este breve comentário do ocorrido em Petrópolis, serve para uma observação, e finalmente uma reflexão.
Primeir4o, vamos observar o pronto atendimento dos quarteis de bombeiros e unidades da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Depois, a adesão das pessoas em ajudar ao próximo. De várias cidades de diversos estados vieram donativos, com preferência para alimentos, água potável, roupas, produtos de higiene, produtos de limpeza, enfim, pessoas que se mobilizaram para ajudar os flagelados.
"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana" (Franz Kafka). Imaginam só, além dos bombeiros, pessoas da cidade ajudando por espontânea vontade em um trabalho incansável para localizar pessoas desaparecidas ou praticar um ato qualquer de bondade às vítimas da tragédia. Esta solidariedade, só de pensar nos emociona. É como sentir a tristeza do outro doendo em nós.
Eu apenas assisti essa mobilização pelos meios de comunicação (TV, Youtube, redes sociais, etc). Confesso que me senti cansado, quero dizer, não de cansaço físico, pois não participei daquela verdadeira maratona de ajuda. O meu cansaço, foi de um sentimento inexplicável... Estou forçando uma resenha, pois nem sei como expressar a lástima interminável que senti naquela época.
Agora uma reflwxão: há o cansaço de quem entrega sua vida a serviço do outro.Esse cansaço, apesar de ser de outrem, nos deixa feliz. Mas, há também quem vive "cansado" porque não sabe trabalhar. Trata-se de um "cansaço" sem razão, que nos deixa triste. Jesus, certa vez disse o seguinte (em resumo): "venham a mim, vocês que estão cansados, eu sou o descanso" (Mateus 11, 28). Certas passagens bíblicas, carecem de uma interpretação. Não sou entendido para estes casos, isto é, interpretar corretamente cert6os versículos bíblicos. Mas, na fala de Jesus, quando ele disse: "eu sou o descanso"; Ele se referia às pessoas que viviam sob o peso da vida, e não necessáriamente a um cansaço físico. Exemplo como aconteceu lá em Petrópolis. Jesus sabia aconselhar as pessoas em quaisquer circunstâncias, inclusive para vários tipos de CANSAÇO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN