c

CALANGO E CATERETÊ


CATIRA

          O Calango e o Cateretê, são manifestações folclóricas do nosso Brasil, principalmente na região Sudeste.  O Calango, é uma espécie de desafio, com o acompanhamento de uma viola.  Os cantadores improvisam uma quadra de quatro versos, onde há rima do segundo verso (ou frase), com o quarto verso.  No calango, o cantador oponente canta repetindo o último verso da quadra cantada. Exemplo:


1º Cantador:   - Meu amigo Odorico,
                          prá ocê eu vô falá;
                          com uma cana cortei outra,
                          no meio do canaviá.

2º Cantador:   - Fala colega,
                         no meio do canaviá
                         embaúba é pau ôco,
                         lugá de cobra morá.

1º Cantador:   - Uai, uai,
                        lugá de cobra morá
                        vô mandá fazê um cocho,
                        pro meu gado comê sá.

2º Cantador:   - Fala colega,
                        pro seu gado comê sá
                        mais hoje eu vim aqui,
                        prá esse gado eu comprá...

          E assim vai seguindo a cantoria, até que esgotam a sua criatividade.  Eles terminam sempre em clima de amizade, não havendo vencedor nem perdedor desse amistoso desafio em forma de poesia musical sertaneja.

          O Cateretê, ou Catira, já é propriamente uma dança coletiva ao som de uma viola e mais dois cantadores.  A dança (coletiva) é marcada pela batida dos pés e das mãos, sempre obedecendo o ritmo da música.  Os integrantes formam fileiras frente a frente (veja na foto), e a coreografia pode ser diversificada, de acordo com o organizador.  Havia, há muito tempo, uma dupla de violeiros, conhecidos como "Vieira e Vieirinha, os reis da Catira".  Suas músicas ainda podem ser encontradas na Internet.

          Ademais, existem outros tipos de dança e de música, como por exemplo o Forró, muito popular na região Nordeste, para animar festas juninas ou quaisquer festas, inclusive com outros tipos de música popular, como o baião, o arrasta pé, o xaxado, etc.

          No Rio de Janeiro, o mais legítimo é o samba!  Em Pernambuco é o frevo, enfim, todos esses ritmos, além de tantos outros com suas músicas e suas danças típicas, se espalham por esse nosso querido Brasil, "abençoado por Deus e bonito por natureza". 

LETRA DE MÚSICA PARA CATIRA (fonte: Favoritos da Catira.

A viola pra ser boa
o violeiro tem que ser bão
não pode sentir fraqueza
nem sofrer amarelão.

Nem sofrer da garganta
e nem sofrer do pulmão
não pode ser assustado
nem sofrer do coração.

Eu não gosto de trabalhar
por isso eu tenho vida boa
quando o serviço é pesado
a gente desacursoa.

Não gosto de quarqué coisa
coisa ruim a gente enjoa
levanto cedo e deito tarde
prá ficar mais tempo à toa.

Home baixo e mulher alta,
É um casar que não combina,
O casar que não dá certo
É homem pobre e mulher grã fina.

Eu não gosto do amargo
e não como nada cedo.
Eu nunca corri da onça,
de rato não tenho medo.

O nosso sertão é rico
todo povo admira
Eu nasci lá no sertão,
orgulho de ser caipira.
= = = = = = = = = = =
Favoritos da Catira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN